segunda-feira, janeiro 23, 2012

John Piper: A sólida lógica do céu

A partir de Romanos 8:32, Piper começa seu capítulo a respeito da promessa da graça futura.  O versículo contém um fundamento e uma garantia tão fortes e tão sólidos. Faz dele um socorro presente em tempos de grande aflição.  O fundamento é “aquele que não popou seu próprio Filho, mas o entregou por todos nós…”. Deus dará todas as coisas àqueles por quem deu o seu Filho. Toda graça futura está fundada na entrega de Jesus por nós.

Como está também em Atos 2.23, Is 53.4,10, Rm 3,25.

Deus não popou seu Filho porque foi a única maneira em que ele pode nos poupar ( 2Co 5.21). A nossa culpa, a maldição do nosso pecado nos teria levado para a destruição no inferno, mas, Deus não popou seu Filho, o entregou para ser atingido pelas nossas trangressões, e ser afligido pelas nossas iniquidades e ser crucificado pelo nosso pecado.

Esse é o mais precioso versículo da bíblia para mim porque o fiundamento da promessa abrangente da graça futura é que o Filho de Deus levou no seu corpo todo o meu castigo e toda a minha culpa e toda a minha condenação e todas as minhas faltas e toda a minha corrupção, para que eu possa me colocar diante do grande e santo Deus como alguém perdoado, reconciliado, justificado, aceito e beneficiário das promessas indizíveis de prazer para sempre e sempre à sua mão direita” p. 113

 

Há uma gloriosa lógica do céu chamada  “ a majori ad minus”, significa argumentar do maior para o menor,  se vencemos os obstáculos maiores que há, Deus nos fará vencer os menores.  A coisa mais difícil foi a entrega do Filho, a  razão de ser a coisa maior é que Deus amou infinitamente seu Filho, que não mereceu ser morto.  E ao fazer isto, Deus mostra que certamente faria todas as coisas – facéis em comparação a isto- para dar todas as coisas às pessoas por quem entregou seu Filho.

“Criar o mundo e administrá-lo para o bem do povo é algo relativamente fácil para Deus se comparado à entrega do seu Filho à ridicularização e tortura. Mas ele o fez. E agora toda a graça futura não é somente certa, é fácil e natural” p. 115

Deus nos dá todas as coisas? A resposta, segundo Piper, tem a ver com o verso anterior,  se Deus é por nós, quem será contra nós. É certo que temos pessoas que vão contra nós – Lc. 21, 16-17-. A resposta aqui é que oposição poderia existir contra nós que o Deus onipotente não pudesse transformar em nosso benefício? Nenhuma!!! Deus transforma os inimigos da alegria em servos para o nosso bem (Rm 8.37).  A grande promessa é que nada fará parte da nossa experiência como filhos de Deus que pela graça soberana de Deus não se transformará para o nosso benefício, até a morte (1Co 3.21,22).

Ele despoja toda a dor de seu poder destrutivo. Para Piper, isto é algo fundamental da nossa experiência cristã:

O mundo é nosso. A vida é nossa. A morte é nossa. Deus reina tão soberanamente a favor de seus eleitos que tudo que enfrentamos em uma vida de obediência e ministério será dominado pela poderosa mão divina e transformado em servo da nossa santidade e da nossa alegria eterna em Deus. Se Deus é por nós- e Deus é por nós-, então é verdade que nada contra nós pode ser bem sucedido. Aquele que não popou seu próprio filho, mas o entregou por todos nós, dará de graça e certamente com ele todas as coisas- todas as coisas: o mundo, a vida, a morte e o próprio Deus” p. 116

 

Essa promessa nos liberta para viver, correr riscos, capacita a amar, sofrer, morrer e rescussitar para a glória de Deus.

 

 

 

Nenhum comentário: