terça-feira, janeiro 31, 2012

Como Orar

Pensando no sermão da montanha, em Mateus 6:9-15, temos a oração do Pai nosso, onde Jesus nos ensina a orar. Hoje há uma busca por experiências que toquem a nossa alma, e o que devemos aprender sobre ela não está em grandes técnicas ou conferências, está a nossa disposição na própria Bíblia.

Se estamos andando com um vazio na alma apesar de tantos esforços e gastos em busca destas experiências, é por que não sabemos como orar.

1. Precisamos aprender.

O primeiro erro que cometemos em relação a oração é pensar que orar é uma coisa fácil, orar não é natural e nem é fácil. Jesus mesmo acreditou que deveria nos ensinar a orar.

A dificuldade de orar é uma coisa pessoal, não há truques. Algumas orações podem ser entediantes porque não sabemos o que estamos fazendo nela. É como ir numa festa de aniversário de alguém que você conhece mais ou menos, e ficar sozinho, tentando conversar durante duas horas com pessoas que você nunca viu na vida, será algo muito dificil. Você tem que ficar procurando assuntos, e falar de futebol e metereologia cansa. Mas, imagine que você encontre nesta festa, um amigo que há muito tempo você não vê, a conversa flui, há interesse mútuo, há felicidade.

Carlos McCord colocou assim:

O homem quer aprender os métodos da vida cristã para poder domina-los e controla-los.  O homem quer se tornar menos dependente pelo uso dos métodos espirituais.   O homem quer receber um diploma provando que ele completou o curso dos métodos e agora está no topo da pirâmide de sucesso cristão.

2. A Base da Oração.

É o nosso estado de filiação em relação a Deus, que é o nosso pai.  Você não irá conversar com um estranho, você está conversando com uma pessoa próxima, do seu círculo mais íntimo, mais familiar. Se Deus é apenas o seu rei ou seu criador, a oração não funcionará, porque você ficará medindo as suas palavras e sempre com medo de dar alguma bola fora.

Como Paul Miller coloca em seu livro O PODER DE UMA VIDA DE ORAÇÃO:

“A esperança tem origem no coração de Deus. Quando você entender como é o coração do Pai, o quanto ele é generoso, então orar lhe parecerá algo inteiramente normal” p. 89

Mas, na oração nos colocamos como filhos diante de um pai amoroso, contudo, imagine você conversando com um amigo que ha muito nao ve, a conversa flui, o interesse é mutuo, ha felicidade.

E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade.
João 1:14-15

Eles têm zelo por vós, não como convém; mas querem excluir-vos, para que vós tenhais zelo por eles.
É bom ser zeloso, mas sempre do bem, e não somente quando estou presente convosco.
Gálatas 4:17-18

O novo nascimento por si só não significa coisa nenhuma se você não desfruta um relacionamento familiar com Deus, isto é, o poder de Deus na sua vida só vem quando você descobrir que Deus é seu pai. O mesmo amor que Deus teve por seu filho natural, Jesus, Ele tem por nós. Esse é o segredo, imagina a diferença que faria em nossas orações se realmente tívessemos isto como base de nossa conversa. Nossa vida de oração se transformaria.

3. Certeza que você é filho de Deus.

Tim Keller coloca a vida de oração como um sinal positivo ou negativo de que realmente somos ou não filhos de Deus, porque a nossa vida de oração reflete o nosso coração diante de Deus. Ele coloca dois tipos de pessoas que oram:

1. Aquelas que usam Deus: são as pessoas que tem seus objetivos:quero ser feliz, quero ser próspero,quero ser bem-sucedido, chegam diante de Deus e dizem: me diz o que o Senhor quer que eu faça para ser assim ou ter isto. Tenho que ir na igreja? Tenho que orar quantas horas? Tenho que amar quem?

2. Aquelas que servem a Deus: os cristãos são aqueles que chegam a Deus em suas orações,sabendo de suas falhas e,mais do que isso, sabendo que somente Deus pode salva-los. Chegam a Deus agradecidos e apenas dizem: Deus deixe-me servi-Lo.?

 

Aqueles que usam a Deus, somente oram quando há problemas em suas vidas. Não há um real interesse em servir e adorar a Deus, há apenas um desejo de ser recompensado.

Outra diferença está na resposta da oração.

Quando Deus diz não, um que serve a Deus, sabe que está orando para o Pai, pois confia que Deus é quem sabe quais sao as melhores coisas para ele, ele sabe que nao está na igreja para Deus servir a ele, mas para ele servir a Deus.  Mas, o que usa fica com raiva.  Ambos estão nas nossas igrejas, mas a diferença entre eles está na vida de oração. Robert McCheyne diz- o que você é de joelhos quando ora a Deus é tudo que voce é espiritualmente e nada mais.

 

Mais uma vez cito McCord, em seu texto Oração: método ou fé:

Fé não é um método.  Fé é receber diretamente do caráter de Deus revelado em Cristo Jesus pelo Espírito.  Fé é ser amigo de Deus.  Fé ser um filho saudável e satisfeito porque o Pai quer isto.  Fé é orientar tudo de acordo com o caráter generoso e amoroso de Deus. Foi assim que Jesus viveu.

2 comentários:

Anônimo disse...

Texto perfeito!
Quanto Ccom a verdade do amor a Deus... as citações de Mc Cord só amplificam o sentido do texto.
Desejo que estejam sempre abertos a distribui o amor de Deus!
Gilda Lima

Gilda Lima disse...

Texto perfeito!
Quanto Ccom a verdade do amor a Deus... as citações de Mc Cord só amplificam o sentido do texto.
Desejo que estejam sempre abertos a distribui o amor de Deus!
Gilda Lima