segunda-feira, abril 13, 2015

Alister McGrath: Apologética Cristã no século XXI

Alister McGrath
Apologética Cristã no século XXI: ciência e arte com integridade.
Editora Vida


Conhecimento de Deus segundo Calvino

"Esse conhecimento consiste em duas áreas principais: uma, subjetiva, e outra, objetiva. A primeira área é definida como sendo da divindade (sensus divinitatis) ou semente da religião (semen religionis), implantada em todo o ser humano por Deus. Deus dotou os seres humanos de uma percepção inata ou pressentimento de sua existência. É como se alguma coisa acerca de Deus tivesse sido gravada no coração de cada ser humano. Calvino aponta três consequências dessa consciência inata da divindade: a universalidade da religião (que, se permanecer não informada pela revelação cristã, degenera em idolatria), uma consciência perturbada, e um temor servil de Deus. Todas essas coisas, segundo Calvino, podem servir de ponto de contato para a proclamação cristã" (p. 42)

Contra Van Til

"A teologia defendida por essa exposição é excepcionalmente vulnerável, suas implicações apologéticas são custosas e desastrosas. Não há diálogo nenhum com o mundo. E há ainda uma incoerência curiosa no enfoque de Van Til. Embora concorde que todos têm acesso ao conhecimento de Deus, o autor insiste em que todos (aparentemente sem exceção) suprimem esse conhecimento. Contudo, se existe efetivamente um conhecimento real de Deus fora da comunidade cristã, ainda que suprimido, o apologista tem a oportunidade de desvelar esse conhecimento e elevá-lo ao nível da consciência articulada. Van Til parece recusar-se a reconhecer a propriedade apologética desse enfoque, acreditando, ao que tudo indica, que ele representa uma capitulação da parte dos apologistas aos pressupostos de uma platéia agnóstica, mas não é o caso. O apologista está simplesmente buscando um posicionamento melhor, ou reculer pour mieux sauter. Aqueles que não suprimiram o conhecimento de Deus podem, mediante o uso criterioso de um arsenal de técnicas apologéticas, trazer à tona a lembrança desse conhecimento reprimido de Deus" p. 50

Teologia e Apologética

PRIMEIRO, fornece uma série de crenças e doutrinas, capacitando-o a detectar as fragilidades de cosmovisões alternativas e a identificar os pontos fortes da proclamação cristã.

SEGUNDO, dá estrutura analítica que permite ao apologista recorrer a todos os recursos da fé para lidar com o problema que tiver a mão.

Contextualização

"A apologia cristã eficaz está arraigada no conhecimento do seu público (...) O apologista precisa conhecer esse público, falar sua língua e compartilhar seu fluxo de vida comum. Os melhores apologistas serão sempre encontrados na própria sociedade, em vez de fora dela. Os que vivem naquela sociedade conhecem suas esperanças e seus temores. São capazes de perceber, quase que intuitivamente, os pontos de contato existentes para o evangelho" p. 65



Nenhum comentário: