quarta-feira, abril 29, 2015

Otniel e Eúde: Esperando o inesperado.



Juízes 3:7-31E os filhos de Israel fizeram o que era mau aos olhos do Senhor, e se esqueceram do Senhor seu Deus; e serviram aos baalins e a Astarote. Então a ira do SENHOR se acendeu contra Israel, e ele os vendeu na mão de Cusã-Risataim, rei da mesopotâmia; e os filhos de Israel serviram a Cusã-Risataim oito anos. E os filhos de Israel clamaram ao Senhor, e o Senhor levantou-lhes um libertador, que os libertou: Otniel, filho de Quenaz, irmão de Calebe, mais novo do que ele. E veio sobre ele o Espírito do Senhor, e julgou a Israel, e saiu à peleja; e o Senhor entregou na sua mão a Cusã-Risataim, rei da Síria; contra o qual prevaleceu a sua mão. Então a terra sossegou quarenta anos; e Otniel, filho de Quenaz, faleceu. Porém os filhos de Israel tornaram a fazer o que era mau aos olhos do Senhor; então o Senhor fortaleceu a Eglom, rei dos moabitas, contra Israel; porquanto fizeram o que era mau aos olhos do Senhor. E reuniu consigo os filhos de Amom e os amalequitas, e foi, e feriu a Israel, e tomaram a cidade das palmeiras. E os filhos de Israel serviram a Eglom, rei dos moabitas, dezoito anos. Então os filhos de Israel clamaram ao Senhor, e o Senhor lhes levantou um libertador, a Eúde, filho de Gera, filho de Jemim, homem canhoto. E os filhos de Israel enviaram pela sua mão um presente a Eglom, rei dos moabitas. E Eúde fez para si uma espada de dois fios, do comprimento de um côvado; e cingiu-a por baixo das suas vestes, à sua coxa direita. E levou aquele presente a Eglom, rei dos moabitas; e era Eglom homem muito gordo. E sucedeu que, acabando de entregar o presente, despediu a gente que o trouxera. Porém ele mesmo voltou das imagens de escultura que estavam ao pé de Gilgal, e disse: Tenho uma palavra secreta para ti, ó rei. O qual disse: Cala-te. E todos os que lhe assistiam saíram de diante dele. E Eúde entrou numa sala de verão, que o rei tinha só para si, onde estava sentado, e disse: Tenho, para dizer-te, uma palavra de Deus. E levantou-se da cadeira. Então Eúde estendeu a sua mão esquerda, e tirou a espada de sobre sua coxa direita, e lha cravou no ventre, De tal maneira que entrou até o cabo após a lâmina, e a gordura encerrou a lâmina (porque não tirou a espada do ventre); e saiu-lhe o excremento. Então Eúde saiu ao pátio, e fechou as portas da sala e as trancou. E, saindo ele, vieram os servos do rei, e viram, e eis que as portas da sala estavam fechadas; e disseram: Sem dúvida está cobrindo seus pés na recâmara da sala de verão. E, esperando até se alarmarem, eis que ele não abria as portas da sala; então tomaram a chave, e abriram, e eis ali seu senhor estendido morto em terra. E Eúde escapou, enquanto eles se demoravam; porque ele passou pelas imagens de escultura, e escapou para Seirá. E sucedeu que, chegando ele, tocou a buzina nas montanhas de Efraim, e os filhos de Israel desceram com ele das montanhas, e ele adiante deles. E disse-lhes: Segui-me, porque o Senhor vos tem entregue vossos inimigos, os moabitas, nas vossas mãos; e desceram após ele, e tomaram os vaus do Jordão contra Moabe, e a ninguém deixaram passar. E naquele tempo feriram dos moabitas uns dez mil homens, todos corpulentos, e todos homens valorosos; e não escapou nenhum. Assim foi subjugado Moabe naquele dia debaixo da mão de Israel; e a terra sossegou oitenta anos. Depois dele foi Sangar, filho de Anate, que feriu a seiscentos homens dos filisteus com uma aguilhada de bois; e também ele libertou a Israel. 


Na longa introdução, vimos que Israel falhou em tirar os ídolos da terra também vimos uma tensão entre os mandamentos de Deus e esta falha.  No capítulo 3, vamos conhecer os três primeiros juízes: Otniel, Eúde e (em um verso) Sangar.

O Esquecimento de Coração.

E os filhos de Israel fizeram o que era mau aos olhos do Senhor, e se esqueceram do Senhor seu Deus; e serviram aos baalins e a Astarote. Juízes 3:7

Como já vimos, o que Deus chama de mau é esquecer de Deus e voltar-se para os ídolos.  Na Bíblia, esquecer ter um significado espiritual. Quando o povo é perguntado para lembrar de Deus (Pv 25:6, Is 64:9), eles não acreditavam que Deus poderia ser literalmente esquecido, era uma ordem para viver de acordo com aquilo que Deus é. 

Então, dizer que os israelitas tinham esquecido de Deus é dizer que eles não mais estavam sendo governados por aquilo que eles conheciam de Deus. Eles sabiam que era Deus e o que Ele queria, mas isso não era mais real para eles. A razão porque os israelitas e nós precisamos continuamente de um reavivamento é porque as verdades de Deus que eram vibrantes e  reais podem passarem a serem irreais em nossa vida. Nossos corações podem se esfriar.  Mesmo sabendo as verdades a respeito de Deus, podemos facilmente perder o senso em nossos corações desta realidade.  Assim, os ídolos acabam se tornando a realidade do nosso coração.

O remédio é o inverso de esquecer de coração, é relembrar. 

E vós também, pondo nisto mesmo toda a diligência, acrescentai à vossa fé a virtude, e à virtude a ciência, E à ciência a temperança, e à temperança a paciência, e à paciência a piedade, E à piedade o amor fraternal, e ao amor fraternal a caridade. 2 Pedro 1:5-7

Como podemos fazer isto, não é tentando mais forte, mas:

Pois aquele em quem não há estas coisas é cego, nada vendo ao longe, havendo-se esquecido da purificação dos seus antigos pecados. 2 Pedro 1:9
E assim:
Por isso não deixarei de exortar-vos sempre acerca destas coisas, ainda que bem as saibais, e estejais confirmados na presente verdade. 2 Pedro 1:12 

Se o perdão e a salvação de Jesus é real para você, viveremos isto em nossa vida e caráter. Precisamos lembrar o que nós já sabemos, precisamos que estas verdades trabalhem em nosso coração como elas foram entendidas em nossa mente. Como sabemos que estamos lembrando?

1. Jesus nos deu uma imagem visual do que ele fez por nós- a Santa Ceia. Quando Ele diz para fazermos isto em memória dele, ele está nos dizendo que esta refeição é o modo como continuamente nos lembramos da realidade do evangelho em nosso coração.

2. Quando lemos a Bíblia, precisamos não apenas estudar seu conteúdo, mas também aprender a meditar e refletir sobre como as verdades ali nos movem.

3. Jesus queria que a Santa Ceia fosse um evento comunitário. Precisamos nos lembrar das verdades de Deus em grupo. Quando muitas pessoas olham para a verdade, uma pessoa pode espalhar para as outras que estão secas ou estagnadas.

COMO DEUS TRAZ AVIVAMENTO.


Então a ira do SENHOR se acendeu contra Israel, e ele os vendeu na mão de Cusã-Risataim, rei da mesopotâmia; e os filhos de Israel serviram a Cusã-Risataim oito anos. Juízes 3:8

Mesmo em seu julgamento, Deus está agindo com ternura, se não fosse o sofrimento e a dificuldade, o povo não veria a realidade que estavam vivendo. Eles não teriam percebido como estavam escravizados espiritualmente.


Sob a escravidão, o povo finalmente, depois de oito anos, clamou a Deus e pediu por salvação:


 E os filhos de Israel clamaram ao Senhor, e o Senhor levantou-lhes um libertador, que os libertou: Otniel, filho de Quenaz, irmão de Calebe, mais novo do que ele. Juízes 3:9

A única coisa que o povo contribuiu para seu resgate foi em clamar a Deus. Isto implica que eles deixaram os ídolos e voltaram-se para Deus- eles se arrependeram. O arrependimento é crucial para o avivamento e restauração. O povo não espera o problema ir embora, buscam lembrar porque tudo aquilo aconteceu para com eles, vendo como a mão de Deus estava trabalhando.


Depois enviar um problema, Deus manda um libertador. Otniel, é um discípulo de coração devotado que vimos em 1:13, o tipo de líder que poderíamos esperar que Deus enviasse. Otniel junto com Josué é o único homem em que em sua vida não há qualquer coisa errada. 



E veio sobre ele o Espírito do Senhor, e julgou a Israel, e saiu à peleja; e o Senhor entregou na sua mão a Cusã-Risataim, rei da Síria; contra o qual prevaleceu a sua mão. Então a terra sossegou quarenta anos; e Otniel, filho de Quenaz, faleceu. Juízes 3:10-11
Deus também envia seu Espírito, ele fortalece Otniel para sua obra.  Aqui Deus manda o Espírito apenas sobre um homem, e não sobre todo o povo como em Atos 4:31.


Como resultado deste avivamento espiritual, a terra ficou em paz por 40 anos, neste tempo Israel ficou sem idolatria.




ELE SALVA...ELE MORRE.



O episódio nos mostra que a paz de Deus vem quando Deus nos salva através de seu escolhido,  a paz vem junto com a libertação da idolatria. A segunda coisa que podemos notar é que as coisas vão bem até que Otniel morre. A salvação e a paz estavam na liderança do juiz de Deus. Otniel é um bom juiz, a paz é real, mas ela não pode durar para sempre, já que Otniel não viverá para sempre. Isto nos aponta para a necessidade que temos de um verdadeiro libertador que nunca nos deixará, em Jesus a paz será eterna como Ele o é.




UM SALVADOR CANHOTO.


Porém os filhos de Israel tornaram a fazer o que era mau aos olhos do Senhor; então o Senhor fortaleceu a Eglom, rei dos moabitas, contra Israel; porquanto fizeram o que era mau aos olhos do Senhor. E reuniu consigo os filhos de Amom e os amalequitas, e foi, e feriu a Israel, e tomaram a cidade das palmeiras. E os filhos de Israel serviram a Eglom, rei dos moabitas, dezoito anos. Então os filhos de Israel clamaram ao Senhor, e o Senhor lhes levantou um libertador, a Eúde, filho de Gera, filho de Jemim, homem canhoto. E os filhos de Israel enviaram pela sua mão um presente a Eglom, rei dos moabitas. Juízes 3:12-15
Com a morte de Otniel, o ciclo começa de novo para o povo de Israel: idolatria/esquecimento-julgamento- arrependimento-libertação. 


Desta vez, Deus dá o povo para Eglom, rei dos moabitas. Mas, agora, o povo não é apenas sujeito a um rei, mas a uma aliança de inimigos. E a sujeição é pior- eles tomaram a cidade de Jericó, este era o lugar onde Deus havia dado vitória para um povo obediente junto com Josué (Js 6), agora é o lugar onde Deus dá a vitória para Eglom. E além disso, a sujeição vai durar uma década a mais: 18 anos.



O povo clama a Deus, que manda Eúde, um homem canhoto. Isto é algo interessante. Se vermos na Bíblia, Deus jura por sua mão direita, seus escolhidos ficam na sua mão direita (Is 62:8-9, Sl 16:11). Já que a maioria das pessoas é destra, a mão direita é um símbolo de poder e habilidade. Lutamos com a espada na mão direita. Mas Juízes 3:15, está dizendo que Eúde era incapaz de usar sua mão direita, é possível que ela seja paralisada ou tenha algum problema.



Se Otniel era o típico líder, um guerreiro de uma família de homens fiéis, da tribo de Judá.  Eúde é uma escolha surpreendente, numa sociedade cada vez mais cruel, um deficiente poderia ser considerado ineficiente, incapaz. Ninguém o buscaria para este papel.


O DIREITO HOMEM CANHOTO.

Então os filhos de Israel clamaram ao Senhor, e o Senhor lhes levantou um libertador, a Eúde, filho de Gera, filho de Jemim, homem canhoto. E os filhos de Israel enviaram pela sua mão um presente a Eglom, rei dos moabitas. E Eúde fez para si uma espada de dois fios, do comprimento de um côvado; e cingiu-a por baixo das suas vestes, à sua coxa direita. E levou aquele presente a Eglom, rei dos moabitas; e era Eglom homem muito gordo. E sucedeu que, acabando de entregar o presente, despediu a gente que o trouxera. Porém ele mesmo voltou das imagens de escultura que estavam ao pé de Gilgal, e disse: Tenho uma palavra secreta para ti, ó rei. O qual disse: Cala-te. E todos os que lhe assistiam saíram de diante dele. E Eúde entrou numa sala de verão, que o rei tinha só para si, onde estava sentado, e disse: Tenho, para dizer-te, uma palavra de Deus. E levantou-se da cadeira. Então Eúde estendeu a sua mão esquerda, e tirou a espada de sobre sua coxa direita, e lha cravou no ventre, De tal maneira que entrou até o cabo após a lâmina, e a gordura encerrou a lâmina (porque não tirou a espada do ventre); e saiu-lhe o excremento. Então Eúde saiu ao pátio, e fechou as portas da sala e as trancou. E, saindo ele, vieram os servos do rei, e viram, e eis que as portas da sala estavam fechadas; e disseram: Sem dúvida está cobrindo seus pés na recâmara da sala de verão. E, esperando até se alarmarem, eis que ele não abria as portas da sala; então tomaram a chave, e abriram, e eis ali seu senhor estendido morto em terra. E Eúde escapou, enquanto eles se demoravam; porque ele passou pelas imagens de escultura, e escapou para Seirá. E sucedeu que, chegando ele, tocou a buzina nas montanhas de Efraim, e os filhos de Israel desceram com ele das montanhas, e ele adiante deles. E disse-lhes: Segui-me, porque o Senhor vos tem entregue vossos inimigos, os moabitas, nas vossas mãos; e desceram após ele, e tomaram os vaus do Jordão contra Moabe, e a ninguém deixaram passar. E naquele tempo feriram dos moabitas uns dez mil homens, todos corpulentos, e todos homens valorosos; e não escapou nenhum. Juízes 3:15-29

Eúde foi escolhido por Deus, ele deveria levar um tributo para Eglom, Este não sabia que Eúde tinha uma espada de dois gumes, que ele havia escondido na sua coxa direita, debaixo de suas vestes. 

Nos versos 17 e 18, mostra que ele não conseguiu chegar perto suficiente de Eglom, por isto, no verso 19, ele diz que tem uma mensagem secreta para o rei. Eglom não esperaria que um deficiente significasse qualquer perigo para ele. 

No verso 20, vemos que Eúde se aproxima do rei, que estava sozinho. No verso seguinte, vemos que foi por ser canhoto que Eúde conseguiu atacar ao tirano.  E foi a obesidade do rei que selou seu destino (vs. 22).  Eúde sai, fecha as portas do pátio, e os soldados presumem que o rei estava fazendo suas necessidades por causa do cheiro.  Mais adiante, quando abrem a porta, finalmente, viram o rei morto, mas neste momento Eúde já estava distante.

Deus nem sempre trabalha pelo que a gente poderia chamar de métodos normais. por causa disto, Eúde reune o povo e luta contra os moabitas e o povo de Israel experimenta uma paz por 80 anos.

Todos os juízes apontam para Jesus. Diferente deles, ele não usou de engano (Eúde), precisou de ajuda (Débora), mostrou ambição egoísta (Gideão), imprudência( Jefté) ou fraqueza sexual (Sansão).  Ele era sem falhas como Otniel, mas como os outros juízes ele era um estranho, alguém que o mundo não poderia acreditar mas foi o escolhido de Deus para ser o nosso libertador - Lc 23:35-39, 1Co 1:18,22-23-. 

PENSANDO EM QUEM SOMOS.

Eúde aponta para Cristo, mas também para nós. Deus usa libertadores canhotos para salvar pessoas canhotas.

Porque, vede, irmãos, a vossa vocação, que não são muitos os sábios segundo a carne, nem muitos os poderosos, nem muitos os nobres que são chamados. Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes; 1 Coríntios 1:26,27
Deus é  um Deus de graça, não de obras. Ele toma e usa pessoas que estão a margem da sociedade, para mostrar que a salvação vem dele, não de nossa habilidade humana. Paulo diz que Deus tende a escolher e usar pessoas que são fracas socialmente, fisicamente e mesmo moralmente. Por que?

Para que nenhuma carne se glorie perante ele. 1 Coríntios 1:29

Na idolatria, estamos tentando estar no controle de nossas vidas, negociando com o deus-ídolo, dando aquilo que ele quer para que ele nos dê o que queremos. Isto não é uma submissão de amor, é uma manipulação cínica. Neste contexto, é fundamental que a adoração seja confiável, uma técnica consistente. Temos que fazer  X para o ídolo, para que Y aconteça. Como é fácil tratar o verdadeiro Deus da mesma forma.

Contudo, quando nos voltamos realmente para o verdadeiro Deus, nós vemos que ele exige uma entrega de coração, sem concessões parciais ou negociações. Não fazemos acordos com Deus, porque não temos nada para oferecer para Ele. Já aprendemos que Ele já nos salvou e nos abençoou de uma forma inesperada. Apenas podemos depender totalmente Dele.

Fonte bibliográfica:

JUDGES FOR YOU de Timothy Keller  - thegoodbook, 2013.





Nenhum comentário: