quarta-feira, abril 15, 2015

Vivendo entre ídolos (Jz 2:1-3:6)



Juízes 2:1-3:6: E subiu o anjo do SENHOR de Gilgal a Boquim, e disse: Do Egito vos fiz subir, e vos trouxe à terra que a vossos pais tinha jurado e disse: Nunca invalidarei a minha aliança convosco. E, quanto a vós, não fareis acordo com os moradores desta terra, antes derrubareis os seus altares; mas vós não obedecestes à minha voz. Por que fizestes isso? Assim também eu disse: Não os expulsarei de diante de vós; antes estarão como espinhos nas vossas ilhargas, e os seus deuses vos serão por laço. E sucedeu que, falando o anjo do Senhor estas palavras a todos os filhos de Israel, o povo levantou a sua voz e chorou. Por isso chamaram àquele lugar, Boquim; e sacrificaram ali ao Senhor.  E havendo Josué despedido o povo foram-se os filhos de Israel, cada um à sua herança, para possuírem a terra. E serviu o povo ao Senhor todos os dias de Josué, e todos os dias dos anciãos que ainda sobreviveram depois de Josué, e viram toda aquela grande obra do Senhor, que fizera a Israel. Faleceu, porém, Josué, filho de Num, servo do Senhor, com a idade de cento e dez anos; E sepultaram-no no termo da sua herança, em Timnate-Heres, no monte de Efraim, para o norte do monte de Gaás. E foi também congregada toda aquela geração a seus pais, e outra geração após ela se levantou, que não conhecia ao Senhor, nem tampouco a obra que ele fizera a Israel. Então fizeram os filhos de Israel o que era mau aos olhos do Senhor; e serviram aos baalins. E deixaram ao Senhor Deus de seus pais, que os tirara da terra do Egito, e foram-se após outros deuses, dentre os deuses dos povos, que havia ao redor deles, e adoraram a eles; e provocaram o Senhor à ira. Porquanto deixaram ao Senhor, e serviram a Baal e a Astarote. Por isso a ira do Senhor se acendeu contra Israel, e os entregou na mão dos espoliadores que os despojaram; e os entregou na mão dos seus inimigos ao redor; e não puderam mais resistir diante dos seus inimigos. Por onde quer que saíam, a mão do Senhor era contra eles para mal, como o Senhor tinha falado, e como o Senhor lhes tinha jurado; e estavam em grande aflição. E levantou o Senhor juízes, que os livraram da mão dos que os despojaram. Porém tampouco ouviram aos juízes, antes prostituíram-se após outros deuses, e adoraram a eles; depressa se desviaram do caminho, por onde andaram seus pais, obedecendo os mandamentos do Senhor; mas eles assim não fizeram. E, quando o Senhor lhes levantava juízes, o Senhor era com o juiz, e os livrava da mão dos seus inimigos, todos os dias daquele juiz; porquanto o Senhor se compadecia deles pelo seu gemido, por causa dos que os oprimiam e afligiam. Porém sucedia que, falecendo o juiz, reincidiam e se corrompiam mais do que seus pais, andando após outros deuses, servindo-os, e adorando-os; nada deixavam das suas obras, nem do seu obstinado caminho. Por isso a ira do Senhor se acendeu contra Israel, e disse: Porquanto este povo transgrediu a minha aliança, que tinha ordenado a seus pais, e não deram ouvidos à minha voz, Tampouco desapossarei mais de diante deles a nenhuma das nações, que Josué deixou, quando morreu; Para por elas provar a Israel, se há de guardar, ou não, o caminho do Senhor, como seus pais o guardaram, para nele andar. Assim o Senhor deixou ficar aquelas nações, e não as desterrou logo, nem as entregou na mão de Josué. Estas, pois, são as nações que o SENHOR deixou ficar, para por elas provar a Israel, a saber, a todos os que não sabiam de todas as guerras de Canaã. Tão-somente para que as gerações dos filhos de Israel delas soubessem (para lhes ensinar a guerra), pelo menos os que dantes não sabiam delas. Cinco príncipes dos filisteus, e todos os cananeus, e sidônios, e heveus que habitavam nas montanhas do Líbano desde o monte de Baal-Hermom, até à entrada de Hamate. Estes, pois, ficaram, para por eles provar a Israel, para saber se dariam ouvido aos mandamentos do Senhor, que ele tinha ordenado a seus pais, pelo ministério de Moisés. Habitando, pois, os filhos de Israel no meio dos cananeus, dos heteus, e amorreus, e perizeus, e heveus, e jebuseus, Tomaram de suas filhas para si por mulheres, e deram as suas filhas aos filhos deles; e serviram aos seus deuses.  

No livro de Juízes, o povo de Israel continuamente caiu em idolatria. A maioria dos leitores pensará que durante estes lapsos os israelitas pararam de adorar a Deus e começaram a adorar outros deuses. Mas, o povo estava combinando a adoração com Deus com os ídolos, como vemos em Jz 17:3: "Inteiramente tenho dedicado este dinheiro da minha mão ao Senhor, para meu filho fazer uma imagem de escultura e uma de fundição; de sorte que agora to tornarei a dar". 

A cosmovisão pagã tinha muitos deuses, cada um prescrito para uma área de influência e nenhuma pede um domínio sobre tudo. Nesta visão, cada um tem seus deuses, escolhidos ou descartados com base no próprio interesse e necessidade. 

O grande perito para os cristãos num mundo pagão, não é muito que o crente se torne um ateu, mas é que os ídolos misturem com Deus no coração.  




  E, quanto a vós, não fareis concerto com os moradores desta terra; antes, derrubareis os seus altares. Mas vós não obedecestes à minha voz. Por que fizestes isso? 2.3   Pelo que também eu disse: Não os expelirei de diante de vós; antes, estarão às vossas costas, e os seus deuses vos serão por laço.


Deus está enxergando duas coisas que são mutualmente exclusivas. O único modo de evitar um concerto com os moradores é destruir os altares dos ídolos. A grande meta da missão era limpar a terra da idolatria. Eles não foram enviados para ganhar poder político.

Estes deuses podem ser um laço? Quando fazemos de algo um ídolo isto sempre vai nos fazer miseráveis, nos machucando e roubando de nós a alegria, nos aprisionando e escravizando, ficamos viciados.


Rebelião.



Depois que toda aquela geração foi reunida a seus antepassados, surgiu uma nova geração que não conhecia o Senhor e o que ele havia feito por Israel. Então os israelitas fizeram o que o Senhor reprova e prestaram culto aos baalins. Abandonaram o Senhor, o Deus dos seus antepassados, que os havia tirado do Egito, e seguiram e adoraram vários deuses dos povos ao seu redor, provocando a ira do Senhor. Abandonaram o Senhor e prestaram culto a Baal e aos postes sagrados. Juízes 2:10-13



A rebelião tem dois estágios. Primeiro, eles esquecem, o verso 10 diz que não conheciam a Deus e o que ele havia feito. A palavra conhecia provavelmente não quer dizer saber sobre o Mar Vermelho, mas os atos salvificos de Deus que não eram mais preciosos para eles.  Eles não tinham aprendido a desfrutar naquilo que Deus havia feito. 


Eles não aprenderam a reverenciam e se alegrar naquilo que Deus havia feito. Em outras palavras, eles se esqueceram do evangelho, que foram salvos da escravidão do Egito pela graça de Deus. Segundo, como resultado do esquecimento do evangelho - eles se voltaram para os ídolos, serviram aos baals. A palavra Baal é cananéia, significa senhor. Eles serviram aos pequenos senhores. 


Opressão



A ira do Senhor se acendeu contra Israel, e ele os entregou nas mãos de invasores que os saquearam. Ele os entregou aos inimigos ao seu redor, aos quais já não conseguiam resistir. Sempre que os israelitas saíam para a batalha, a mão do Senhor era contra eles para derrotá-los, conforme lhes havia advertido e jurado. Grande angústia os dominava.  Juízes 2:14-15

Vários grupos de pessoas se levantaram e invadiram a terra prendendo e escravizando os israelitas. Eles não tinham mais forças para resistir.


Arrependimento.



E, quando o Senhor lhes levantava juízes, o Senhor era com o juiz, e os livrava da mão dos seus inimigos, todos os dias daquele juiz; porquanto o Senhor se compadecia deles pelo seu gemido, por causa dos que os oprimiam e afligiam. Juízes 2:18

Terceiro, vemos que Deus manda o resgaste quando eles gemiam por causa da opressão e da aflição. Este gemido era uma maneira de oração, arrependimento e libertação dos ídolos.


Nova liderança


E levantou o Senhor juízes, que os livraram da mão dos que os despojaram. Porém tampouco ouviram aos juízes, antes prostituíram-se após outros deuses, e adoraram a eles; depressa se desviaram do caminho, por onde andaram seus pais, obedecendo os mandamentos do Senhor; mas eles assim não fizeram. E, quando o Senhor lhes levantava juízes, o Senhor era com o juiz, e os livrava da mão dos seus inimigos, todos os dias daquele juiz; porquanto o Senhor se compadecia deles pelo seu gemido, por causa dos que os oprimiam e afligiam. Porém sucedia que, falecendo o juiz, reincidiam e se corrompiam mais do que seus pais, andando após outros deuses, servindo-os, e adorando-os; nada deixavam das suas obras, nem do seu obstinado caminho.  Juízes 2:16-19

Deus envia sua salvação através dos juízes- líderes ungidos que liberaram o povo dos seus senhores. Contudo, o conselho dos juízes não foi atendido de forma duradoura (vs.17). Sempre depois ou, mesmo antes, a morte do juíz, as pessoas voltavam para o paganismo (vs.19). Isto significa que a necessitamos de algo melhor que um juiz humano, mais que um salvador humano. Os salvadores humanos apenas podem livrar o corpo, mas não a alma.



Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor. Amarás, pois, o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças. E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração; E as ensinarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te. Também as atarás por sinal na tua mão, e te serão por frontais entre os teus olhos. E as escreverás nos umbrais de tua casa, e nas tuas portas. Deuteronômio 6:4-9

O texto sagrado nos fala que devemos passar a nossa fé adiante para os nossos filhos. Devemos amar a Deus de todo coração. Temos que ter esses mandamentos gravados em nosso coração. Isto significa não devemos sermos inconsistentes em nosso comportamento. Devemos aplicar o evangelho de maneira prática, os pais devem falar do evangelho o tempo todo para os nossos filhos. Mostrando como as verdades de Deus se relacionam com a vida concreta. Como os valores e virtudes do evangelho influenciam nossas decisões e prioridades.

Nos versos 20 e seguintes, nos fala que devemos ligar as doutrinas da fé com os atos de salvação de Deus em nossas vidas. Devemos dar testemunho pessoal da diferença que Deus fez em nós, como nos trouxe da escravidão para a liberdade. Devemos ser claros sobre como o arrependimento trabalha em nossa vida. Não devemos ser formais ou impessoais. É a nossa história e experiência que passa a fé adiante, não somente as instituições.


Em Juízes 2:10, vemos que surge uma nova geração que não conhecia mais a Deus, sem qualquer relacionamento pessoal com Ele. Talvez, por causa da falha de seus pais em passar adiante esta fé de uma maneira relacional e íntima.




Pecado como Adultério.

E levantou o Senhor juízes, que os livraram da mão dos que os despojaram. Porém tampouco ouviram aos juízes, antes prostituíram-se após outros deuses, e adoraram a eles; depressa se desviaram do caminho, por onde andaram seus pais, obedecendo os mandamentos do Senhor; mas eles assim não fizeram. E, quando o Senhor lhes levantava juízes, o Senhor era com o juiz, e os livrava da mão dos seus inimigos, todos os dias daquele juiz; porquanto o Senhor se compadecia deles pelo seu gemido, por causa dos que os oprimiam e afligiam. Porém sucedia que, falecendo o juiz, reincidiam e se corrompiam mais do que seus pais, andando após outros deuses, servindo-os, e adorando-os; nada deixavam das suas obras, nem do seu obstinado caminho.  Juízes 2:16-19

Prostituíram-se (vs.17)

Dar a si mesmo sem receber amor em troca. Quando o povo entra na idolatria, ele começa a ter uma relação intensa com isto, em que isto nos usa, mas não se importa realmente conosco. Ficamos vulneráveis, escravos.

Todo pecado como um adultério. Deus não apenas quer a nossa obediência, mas também um relacionamento pessoal de amor e afeição. Deus é chamado de noivo nas Escrituras - Ez 16, Ef 5 e Ap. 19-. Um casamento é compromisso de fidelidade legal mas também envolve um amor profundo.

A raiva não é oposta a seu amor, é expressão dele.  É porque Ele ama seu povo e se importa com o seu relacionamento com eles, então, Ele responde porque seu amor foi traído pelo seu povo. O único relacionamento que pode evitar a idolatria é um relacionamento de completa e apaixonada união com Deus.

Ouviram os juízes (vs. 17)

O povo tinha uma escolha entre ouvir aos juízes ou servir aos deuses. Os deuses falsos não podem mostrar graça ou perdoar.

Os israelitas estavam combinando a adoração a Deus com a adoração aos deuses.  Como eu posso saber se Cristo é senhor de todas as áreas da minha vida?

Primeiro, precisamos identificar os falsos deuses da sociedade em torno de nós.

Segundo, precisamos olhar honestamente para cada área de nossos vidas- nossa família, nossa profissão, nossas posses, nossas ambições, nosso tempo- e se perguntar:

-Estou disposto a seguir o que Deus fala sobre esta área?
-Estou disposto a aceitar o que Deus envia sobre esta área?

A misericórdia do julgamento


Tampouco desapossarei mais de diante deles a nenhuma das nações, que Josué deixou, quando morreu;Para por elas provar a Israel, se há de guardar, ou não, o caminho do Senhor, como seus pais o guardaram, para nele andar.Assim o Senhor deixou ficar aquelas nações, e não as desterrou logo, nem as entregou na mão de Josué.  Juízes 2:21-23

Vimos que apesar dos juízes de Deus e dos livramentos, o coração da nação continuou sem mudança. Então, Deus diz que não vai fazer o que prometeu- expulsar os inimigos. Já que o povo violou sua parte no pacto, Deus não está mais atrelado a ele.

Mas, aqui vemos algo da incondicionalidade e da condicionalidade das promessas de Deus. Apesar de não ter expulsado os cananeus, Deus agora usa a presença deles para realizar duas coisas para Israel. Primeiro, Ele deixa os inimigos por lá para testar Israel (2:22, 3:4). Agora o teste é tanto negativo como positivo - julgamento e misericórdia. Testes nos desafiam. Eles nos forçam a aprender e nos esforçarmos para vencê-los.  Deste jeito, a presença dos inimigos criava dificuldades que forçavam os irsraelitas a meditarem sobre seu relacionamento com Deus.  Segundo, ele diz que os inimigos vão ensinar guerra - Tão-somente para que as gerações dos filhos de Israel delas soubessem (para lhes ensinar a guerra), pelo menos os que dantes não sabiam delas. (3:2). Deus vai ensinar como guerrear para desenvolver neles uma atitude de dependência com Deus.


Estes, pois, ficaram, para por eles provar a Israel, para saber se dariam ouvido aos mandamentos do Senhor, que ele tinha ordenado a seus pais, pelo ministério de Moisés.  Juízes 3:4

Cercado por povos adoradores de ídolos, Israel iria se colocar diante da questão: nós iremos obedecer aos mandamentos de Deus? 

Habitando, pois, os filhos de Israel no meio dos cananeus, dos heteus, e amorreus, e perizeus, e heveus, e jebuseus, Tomaram de suas filhas para si por mulheres, e deram as suas filhas aos filhos deles; e serviram aos seus deuses. Juízes 3:5-6 


Tragicamente, Israel falhou em aprender ou passar no teste. Eles viviam junto de outras nações, e eles se tornaram como as outras nações. Eles se levaram pelos seus desejos pecaminosos, e viviam de uma maneira indiferenciada dos pagãos ao lado deles. O desafio para o povo de Deus hoje é reconhecer que somos forasteiros neste mundo e devemos nos abster de todo o desejo pecaminoso.

Tendo o vosso viver honesto entre os gentios; para que, naquilo em que falam mal de vós, como de malfeitores, glorifiquem a Deus no dia da visitação, pelas boas obras que em vós observem. 1 Pedro 2:12-13




Nenhum comentário: