sábado, abril 25, 2015

Salmo 63: Experimentando a Deus.


Salmos 63:1-11O Deus, tu és o meu Deus, de madrugada te buscarei; a minha alma tem sede de ti; a minha carne te deseja muito em uma terra seca e cansada, onde não há água;  Ó Deus, tu és o meu Deus, de madrugada te buscarei; a minha alma tem sede de ti; a minha carne te deseja muito em uma terra seca e cansada, onde não há água; Para ver a tua força e a tua glória, como te vi no santuário.  Porque a tua benignidade é melhor do que a vida, os meus lábios te louvarão. Assim eu te bendirei enquanto viver; em teu nome levantarei as minhas mãos. A minha alma se fartará, como de tutano e de gordura; e a minha boca te louvará com alegres lábios, Quando me lembrar de ti na minha cama, e meditar em ti nas vigílias da noite.  Porque tu tens sido o meu auxílio; então, à sombra das tuas asas me regozijarei. A minha alma te segue de perto; a tua destra me sustenta. Mas aqueles que procuram a minha alma para a destruir, irão para as profundezas da terra. Cairão à espada; serão uma ração para as raposas. Mas o rei se regozijará em Deus; qualquer que por ele jurar se gloriará; porque se taparão as bocas dos que falam a mentira. 


"O desejo é o incessante pulsar da vida humana. O que ansiamos determina o escopo de nossas experiências, a profundidade de nossas percepções, os padrões com os quais julgamos e a responsabilidade com que escolhemos nossos valores. Por isso é de crucial importância ansiarmos por coisas que ultrapassam o material, que sejam transcendentais" (James Houston, O Desejo)

Quando eu compro uma coisa, eu tento ver o que o manual diz para eu fazer, e normalmente, fico perdido. Então, olho para caixa, e tento fazer igual a imagem que aparece. Precisamos dos dois, da imagem e do manual.

Na vida espiritual, podemos imaginar a mesma coisa. Todo mundo quer ter uma experiência espiritual, quer um encontro com Deus. Como saber se estamos tentando uma verdadeira experiência com Deus? Muitos tem se sentido cansado ou mesmo em dúvidas se teve ou não uma experiência com Deus.

Quando temos um filho, sempre ficamos perdidos sobre se estamos ou não criando bem. Se ele está normal, se está tudo bem. 

Quando olhamos para Bíblia vemos os grandes encontros de homens com Deus, esta seria a foto da capa, a imagem daquilo que queremos. Os salmos são o manual de como chegamos até lá, é alguém mostrando como experimentamos a Deus visto por dentro da experiência.

Nossa vida é cheia de altos e baixos, momentos que estamos próximos e momentos que estão longe.

Vamos ver neste salmo, algumas características da experiência com Deus, para testarmos se estamos indo no caminho certo ou não.

O salmo foi escrito quando Davi estava fugindo de Absalão no deserto como vimos em 2Sm 15:23.


DESENVOLVENDO UM APETITE ESPIRITUAL.


A primeira coisa que sabemos que estamos no caminho certo. É quando estamos querendo Deus em nossa vida. 

As pessoas, em geral, querem Deus, buscam a Deus, mas não o Deus verdadeiro.


 INTIMIDADE E NECESSIDADE.

O Deus, tu és o meu Deus, de madrugada te buscarei; a minha alma tem sede de ti; a minha carne te deseja muito em uma terra seca e cansada, onde não há água Salmos 63:1

Quantas pessoas você pode chamar de meu? Você apenas usa a palavra meu se você tem intimidade com ela, como um pai, mãe, filho, irmã. Davi está dizendo que tem um relacionamento pessoal com Deus, e por causa disso ele busca desde o começo do dia. Quando a nossa lama está sedenta, quando estamos desejando a sua presença em nossa vida. Esta é uma evidência que precisamos dele.

É como o pai ou mãe que busca o filho, o próprio sentimento de ausência é que nos mostra que precisamos de Deus. 

MAIOR QUE AS NOSSAS NECESSIDADES.

Porque a tua benignidade é melhor do que a vida, os meus lábios te louvarão. Salmos 63:3

Neste caminho da intimidade,  Deus se revela para nós como maior do que qualquer coisa que podemos ter na vida. Este é um sinal que estamos no caminho certo, quando Deus passa a ser a maior coisa que temos na vida. 

Ficamos satisfeitos com Deus por quem Ele é e não pelos benefícios que Ele pode nos dar. Se eu tiver o amor, o favor, a intimidade de Deus não vou precisar de mais nada.

Alguém que busca por coisas, está buscando de Deus, mas não exatamente a Deus. Somente teremos descanso quando buscarmos Deus. 

O primeiro é que, apesar de adoração envolve expressões de gratidão a Deus pelos seus dons, esta não é a essência da verdadeira adoração. De fato, há uma gratidão a Deus pelos seus dons que não tem verdadeira adoração nele em tudo.Em outras palavras, há pessoas que amam a sua saúde e família e trabalho e passatempos, e agradeço a Deus por eles, muitas vezes, mas não amam a Deus.Eles não saborear Deus. E quando Deus não é saboreado pela doçura e excelência de quem ele é, ele não é adorado. (John Piper)

VIVENDO NA PRÁTICA:

Precisamos de um novo apetite por Deus em si mesmo.

Então, preciso de algumas coisas:

1. Preciso regrar meu apetite: quando estamos na mesa, precisamos nos alimentar da maneira certa, o pecado pode encher nosso estomago, mas não darão satisfeitas. Uma das razões que Deus não nos satisfaz mais é porque estamos nos satisfazendo com outras coisas. Não coloque substitutos aí.

2. Precisamos ver a grandeza da satisfação: tudo aquilo que Deus está a nos oferecer, por vezes, focamos em apenas algumas coisas que são nossa necessidade urgente, e esquecemos que Ele tem muito mais a nos oferecer. Fazemos isto, quando nos aprofundamos em conhecer a Deus, meditando em sua Palavra e orando. 


O que prefere sinceramente Deus a todas as outras coisas em seu coração, o fará na sua prática. Pois quando Deus e todas as outras coisas vierem a competir, esse é o teste apropriado para saber o que um homem prefere; e a maneira de agir em tais casos deve certamente determinar qual deve ser a escolha em todos os agentes livres, ou aqueles que agem em escolha. Portanto, não há sinal de sinceridade mais insistido na Bíblia que este: que neguemos a nós mesmos, vendamos tudo, esqueçamos o mundo, tomemos a cruz, e sigamos Cristo aonde quer que Ele vá. Portanto, corram dessa maneira, não na incerteza; assim lutem, não como quem desfere socos ao ar; mas esmurrem seus corpos e os reduzam à escravidão (Jonathan Edwards)

Quando me lembrar de ti na minha cama, e meditar em ti nas vigílias da noite. Salmos 63:6-7 


Da manhã até a noite, precisamos estar voltados para Deus pois ele sempre está pronto a nos completar.

Em Jesus,  encontramos a cada momento de nosso dia, tudo aquilo que precisamos de Deus para a nossa vida.



Visto como o seu divino poder nos deu tudo o que diz respeito à vida e piedade, pelo conhecimento daquele que nos chamou pela sua glória e virtude; Pelas quais ele nos tem dado grandíssimas e preciosas promessas, para que por elas fiqueis participantes da natureza divina, havendo escapado da corrupção, que pela concupiscência há no mundo.  2 Pedro 1:3-4






Nenhum comentário: