quinta-feira, abril 02, 2015

Evangelho segundo Juízes (Jz 1:1-2:5)

Fé e Coragem.


E sucedeu, depois da morte de Josué, que os filhos de Israel perguntaram ao SENHOR, dizendo: Quem dentre nós primeiro subirá aos cananeus, para pelejar contra eles? Juízes 1:1

Josué era o sucessor de Moisés para liderar o povo de Israel (Nm 27:12-23).  Somente ele e Calebe entraram na terra prometida. 

O livro de Josué fala da obra de Deus em seu povo para assegurar as promessas que Deus havia feito para eles, levando eles a Canaã, derrotando os inimigos e dando a eles bênçãos e descanso.  Para continuar a conquistar a terra, Deus pede que o povo continue confiando e obedecendo a Ele.

E o Senhor vosso Deus as impelirá, e as expelirá de diante de vós; e vós possuireis a sua terra, como o Senhor vosso Deus vos tem prometido. Esforçai-vos, pois, muito para guardardes e para fazerdes tudo quanto está escrito no livro da lei de Moisés; para que dele não vos aparteis, nem para a direita nem para a esquerda;  Josué 23:5-6

Deus chama o povo para um discipulado de coragem e fé sempre confiante nas promessas de Deus. Podemos ser corajosos sem fé que seria um aventurismo ou podemos ter uma fé sem coragem, que levaria a ineficácia e covardia.

O livro de Juízes já começa com a falta das duas coisas, Deus diz para Judá que eles terão a terra (vs. 2), mas Judá chama os de Simeão. Assim, houve uma falta de fé.

No verso 4, Deus dá a vitória a Judá, eles vencem os cananeus e perizeus. Capturam e matam Adoni-Bezek que reconhece a mão de Deus naquela batalha.

Então disse Adoni-Bezeque: Setenta reis, com os dedos polegares das mãos e dos pés cortados, apanhavam as migalhas debaixo da minha mesa; assim como eu fiz, assim Deus me pagou. E levaram-no a Jerusalém, e morreu ali.  Juízes 1:7

No verso 12, a história começa a se focar em Calebe, ele oferece sua filha Acsa para o homem que atacar e capturar Quiriate-Sefer. Acsa pede fontes ao pai.

E estava o Senhor com Judá, e despovoou as montanhas; porém não expulsou aos moradores do vale, porquanto tinham carros de ferro. Juízes 1:19

Se vimos no começo a falta de fé, sabemos que ela leva a falta de coragem. Judá não acreditou no fundo que era Deus que dava as vitórias, portanto, ao ver que os povos do vale tinham carros de ferro, não quis atacá-los.  Como não confiou em Deus, ele comprometerá o destino do povo daqui por diante.

Não é a nossa falta de força que nos impede de desfrutar das bênçãos de Deus, mas é a falta de fé na força de Deus. Quando confiamos em nós mesmos, colocamos o nosso caminhar baseado em nossa capacidade e não em Deus. 

O contágio desse vacilar na obediência começa a se espalhar, a tribo de Benjamim falha em expulsar os jebuseus (vs.21)

A casa de José faz pactos com os canaanitas ao invés de confiar nas promessas de Deus (vs. 22-26)

Manasés falha em expulsar os habitantes, e começar a explorar eles como servos - (vs. 27-28)

Efraim permite que fiquem canaanitas com eles (vs. 29)

Zebulom faz escravos (vs. 30)

O povo de Aser faz ainda pior, vai viver junto dos canaanitas (vs.31-32)

Nem Naftali (vs.33)

DEUS REPREENDE O POVO.


E subiu o anjo do SENHOR de Gilgal a Boquim, e disse: Do Egito vos fiz subir, e vos trouxe à terra que a vossos pais tinha jurado e disse: Nunca invalidarei a minha aliança convosco. Juízes 2:1

Havia muitas razões que o povo poderia dar para não conquistar a terra, sua inferioridade militar como também a conveniência econômica em ter servos e escravos.  Mas, isso tudo era uma desculpa diante daquilo que Deus havia prometido. 

O anjo vem Gilgal, exatamente do lugar onde Deus havia feito uma aliança com o povo:

Disse mais o Senhor a Josué: Hoje retirei de sobre vós o opróbrio do Egito; por isso o nome daquele lugar se chamou Gilgal, até ao dia de hoje. Josué 5:9

Neste lugar, Deus havia perdoado seus pecados, e colocado eles como o seu povo e entrado num relacionamento de graça com eles, motivado apenas por amor. O anjo vem de Gilgal para lembrar que eles foram salvos pela graça de Deus e conduzidos por ela desde o Egito.

E, quanto a vós, não fareis acordo com os moradores desta terra, antes derrubareis os seus altares; mas vós não obedecestes à minha voz. Por que fizestes isso? Juízes 2:2

O povo desobedeceu a Deus ao não destruir os altares, não se tratava de matar os canaanitas, Raabe ficou eles (Js 2:17-20) e os quenitas também (1:16). O propósito era limpar Canaã dos ídolos que lá haviam para que Israel vivesse em fidelidade com Deus.

O ensino é que Deus quer ser o senhor de todas as áreas de nossa vida, não apenas algumas delas. 

Se no verso 1:19, vemos que não podiam, aqui vemos que não queriam. Essa é uma boa pergunta para nós: onde dissemos não podemos, Deus diz que, na verdade, não queremos.

Deus nunca nos coloca numa posição em que não podemos obedecê-lo- 1 Co 10:13.

Três coisas que geralmente dissemos não podemos:

  • 1. Eu não posso perdoar isto, mas Deus ordena que perdoemos (Mt. 18:35)
  • 2. Eu não posso dizer a verdade, isto iria me destruir. (Ef.4:15,25)
  • 3. Eu não posso resistir, mas sei que é errado (1Co 10:13)


A falha em nossa obediência é essencialmente uma falha em lembrar quem Deus é. E o reverso é verdadeiro-  enquanto confio em que Deus é, eu vou conseguir servir a Ele de todo coração com alegria.

Assim também eu disse: Não os expulsarei de diante de vós; antes estarão como espinhos nas vossas ilhargas, e os seus deuses vos serão por laço. Juízes 2:3

A idolatria é fazer de uma boa coisa, a coisa mais importante para a nossa segurança, identidade e poder. Falsos deuses são como espinhos. Quando fazemos de algo, um ídolo, isso nos faz continuamente miseráveis. 

"Serão por laço": os ídolos enganam a gente, nos cegam e nos escravizam.

O povo de Israel colocou-se diante de um dilema perante Deus. Deus havia prometido que os abençoaria se eles permanecessem fiéis a Ele. Deus é tanto amor como também é santo. Somente quando vemos a cruz, podemos entender como Deus pode nos alcançar, aquele que não tinha pecado, fez-se pecado por amor a nós. (2Co 5:21). Somente na cruz, Deus pode ser tanto justo como o justificador de seu povo.

Na cruz descobrimos a seriedade de Deus em relação ao pecado, dando-se a si mesmo por nós. Como também, a grandeza de seu amor, nos amando apesar de quem somos. Os espinhos que plantamos foram colhidos na cruz.



Bibliografia

Judges for You- Timothy Keller

Nenhum comentário: